E pra você, como você rankeia os jogos do ano?! 🔥 Matricule-se na Alura e aproveite 15% de desconto na maior escola de tecnologia do Brasil! alura.com.br/cogumelando
É muito bom ouvir opinião de quem ama vídeo game e ao mesmo tempo consegue ser racional nas argumentações, considerando métricas objetivas para cada jogo. Seu canal é incrível!
É, eu acho q a briga tava entre esses 3 mesmo, Astrobot, FF VII Rebirth e Metaphor. Eu tava torcendo pra Metaphor pq sempre achei que a Atlus merecia o reconhecimento depois de Persona 5 ter perdido, e Metaphor veio com o peso necessário pra ganhar, mas eu meio que já esperava q n fosse dar, JRPG é bem injustiçado por ser nichado. E assim, como eu gosto muito mais de RPG do que outras coisas, a categoria mais importante é Melhor RPG do ano pra mim, e o Metaphor ganhou lá, então tá ótimo.
to adorando as mudaças do canal em relação aos jogos atuais.. e não ficar só no retro.. apesar que eu 90% só jogos retros (emuladores) e indies mas sempre estou "jogando" os atuais pelo youtube kkk
Cogu, seria legal um vídeo do seu TGA, porque nesse vídeo você fez o rank dos jogos do TGA da mídia. Mas e o SEUS jogos favoritos do ano? Eu sei que você é brabo e já deve tá preparando esse conteúdo.
Primeiramente bom vídeo, gosto muito do seu trabalho. Pra mim It Takes Two merece o reconhecimento que teve, inclusive terminei ele esse ano com a mulher, e não tive influência nenhuma da pandemia. Acho que ele é um jogo que trás muito em seu DNA da história de vários estilos de jogos, é muito bonito, muito bem feito e tem coração, não é perfeito, mas nenhum de nós é...rs Ele foi um jogo que me fez resgatar aquela sensação de estar jogando videogame de verdade e não pseudo jogos que trazem tudo menos diversão. Em uma época onde um bom multiplayer local(e isso é importante), não é tão fácil de se encontrar, ele se destaca demais, e ter essa experiência de jogar com a mulher e ter esse equilíbrio entre dois níveis distintos de experiência com jogos, cada um dependendo do outro, foi incrível, pois trás uma outra camada ao jogo e à experiência como um todo. Mas dependendo de com que você joga, realmente a experiência pode ser de fato melhor ou pior. Bons jogos single player existem aos montes, bons jogos multiplayer existem aos montes, mas bons jogos multiplayer cooperativo local atuais dá pra contar nos dedos, e It Takes Two se destaca em uma área onde poucas desenvolvedoras tem coragem de investir hoje em dia. Isso deixa ele pra mim acima de Astrobot, que por melhor que seja, é só mais um jogo single player muito bom inspirado em outros jogos single player muito bons que tem aos montes por ai, como "A Hat in time" que talvez seja até melhor mas ninguém nem ouviu falar na época. Não questiono ele ter levado o Goty na verdade, eu nem ligo...rs. Wukong é um jogo com bom combate, bonito e divertido mas extremamente limitado, Metaphor por mais que eu tenha gostado, trás muito do DNA de Persona logo não é lá muito original, só mudaram o tema e expandiram o tamanho, em algumas coisas inclusive acho ele pior do que Persona, Rebirth fica naquela área cinza entre expectativa e entrega, e ai você considera que o que ele tem de bom em grande parte pertence ao jogo original e ele só trouxe uma nova roupagem, Balatro é um bom jogo de cartas, mas eu poderia fazer ele com papel sulfite e jogar em casa, logo não representa muito na questão de "expressar" de fato toda a parte artística de um videogame, ele não deixa de ser um bom jogo por ser simples, porém não acho que ele passe uma boa idéia de tudo o que "o melhor jogo do ano" deveria ser, e isso inclui maestria em diversos aspectos além de diversão em uma mídia audiovisual. A DLC de Elden Ring é uma DLC, pra mim nem conta, o próprio Elden Ring pra mim já reaproveitava coisas demais de seus antecessores. Mas no final do dia o que importa é o evento. Imagino que dificilmente alguém que gosta de videogame não gostou dessa TGA, porque o evento em si foi muito bom, com anúncios excelentes e trouxe uma boa experiência. No mais, prêmios de jogos são a opinião de pessoas que nem sempre corroboram com a nossa, seria besteira deixar isso alterar nosso humor.
Cara eu fico triste de só ter encontrado esse canal nos últimos meses. O conteúdo do Cogu é sensacional. Ele trata os jogos como eles de fato são, uma manifestação artística que quer entregar uma experiência. E não uma partida de futebol ou um lanche no Fast Food, todo o vídeo que assisto do Cogu eu não só me divirto e aprendo, mas me apaixono mais pelos vídeo games. Cogu tu é um puta exemplo de produtor de conteúdo cara, uma jóia muito rara nesse RUclips gamer.
Cogu, se já jogou o jogo do capitão claw ? Joguei esse jogo na minha infância acho ele um dos melhores jogos de plataforma já feito, jogo de 1997 que envelheceu bem, ele é pouco conhecido, se você não jogou de uma olhada nele depois queria saber o que acha do jogo, acho ele um jogo perfeito
Esse vídeo mostra claramente porque gosto tanto do canal deste canal. Acho as opiniões do Cogu sempre muito sensatas e inteligentes e ele sabe externar muito bem suas opiniões de maneira clara e polida. Não acho exagero afirmar que o Cogu é um dos top 5 criadores de conteúdo de games do Brasil.
@paulodelima5705 Mario não ganhou pq a própria Nintendo lancou Zelda e Mario no mesmo ano. Uma coisa em nada tem haver com outra, e Astro Bot é tão bom quanto qualquer Mario.
@@WesleyKunAlves Não é. Astrobot não chega perto dos Marios 3D e mesmo eles não tinham garantias sem o Zelda Breath of the wild no ano. Até Bioshock ganhou de Mario Galáxia.
Da mesma forma que você acha que Balatro e Elden Ring não deveriam concorrer, penso que o Final Fantasy também não. Se ele concorreu, o Persona 3 também deveria, por exemplo. Gostaria que a oportunidade fosse dada a jogos novos de fato. O Like a Dragon Infinite Wealth não participou, Nine Sols teve nenhuma indicação...
Elden ring não é um jogo lançado esse ano, nem deveria estar na lista. Persona 3 não tem novidades suficientes para justificar nem é melhor que os outros novos. Metaphor: ReFantazio é melhor e concorreu.
@paulodelima5705 interpretação de texto sua está ruim, hein? Persona 3 teve novidades suficientes em relação ao P3 original, mas continua sendo um remake e remake não deveria concorrer, assim como uma DLC. Claro que entre Metaphor e P3 era melhor o Metaphor concorrer, mas a escolha não é pra ser baseada em jogos por empresa, mas pelos melhores do ano...que não incluam DLC e remakes!
@@cayun6 Persona 3 não teve nem metade das novidades do Final fantasy VII que muitos já chamam de rebot. Nem o Silent Hill concorreu, pois para isso tem que estar no nível dos Resident evil 2 e 4. Um é praticamente um jogo novo e o outro foi um marco nos jogos de tiro. DLC não é jogo mas não é a primeira vez que concorre e ganha como aconteceu com DLC de The witcher 3 vencendo RPG do ano.
@@paulodelima5705 não é porque concorre que significa que é justo, inclusive você mesmo deu a entender que acha isso quando disse sobre o Elden Ring. Existem outras premiações mais sérias que deixaram DLC e remake de fora! E não tem essa de "nível" até porque SH2 é um excelente remake, além de RE2 e RE4 não mudaram tanto os jogos originais, parece que hoje em dia qualquer remake bem feito é celebrado como se fosse a oitava maravilha, quando simplesmente estão fazendo como os remakes antigos - pegar um jogo e refazer com as mesmas ideais, porém usando tecnologias novas sem mudar muito o seu escopo.
Quanto ao FFVII, concordo que a SEGUNDA parte do remake se assemelha mais a um reboot, mas ainda é próxima o suficiente da original para continuar sendo um remake. Não me parece justo só porque é um "remake que é menos remake" ele concorrer no lugar de vários outros jogos que mereciam mais, inclusive mesmo ignorando que é um remake. Olha o Like a Dragon, Nine Sols e tantos outros...
Que vídeo incrível e que mais uma opinião honesta e sensacional foi esta cogu!! Eu confesso que estava ansioso por saber a sua opinião sobre este games awards pois para mim está Vitoria do astro bot não caiu lá de forma muito fácil não..😄 Contudo, eu concordo quase 100% com tudo o que você falou neste vídeo, e também tenho a mesma opinião que você o porque do astro bot não deveria ter sido o nomeado claro para o game of year deste ano.. Mas fora o seu top 4, eu só mudaria mesmo o astro Boy para o 4° lugar, o black myth em 3°Lugar, metaphor em 2° e claro que em 1° o grande mais que claro vitorioso final fantasy 7.. 😄😉👊
Black Myth Wukong é um jogo muito especial e eu nem imagino como o pessoal da China e Vietnã se sentiram ao jogá-lo. O jogo todo está cheio de referências a série de tv “Jornada ao Oeste” de 1986 que certamente só os orientais conseguiram captar. Se você for nos comentários da música “celestial symphony” verá o tanto de pessoas contando suas lembranças de infância envolvendo o romance épico e a série. Graças a esse jogo, pessoas como eu, que não conhecem praticamente nada da cultura chinesa, foram introduzidas para um universo novo e extremamente importante para a história do mundo. Wukong é tudo o que uma “adaptação” (não é bem uma adaptação pois se trata de eventos após a jornada) do romance é digno: uma jornada épica.
Mas um jogo pra ser considerado O jogo do ano precisa fazer mais do que só apresentar uma boa história. Ele precisa também fazer muito bem a parte jogo. E creio que foi esse o ponto do Cogu. E tá tudo bem!
14:45 Mario nunca ganhou pois a maior chance que ele teve para ganhar foi com o Odyssey que perdeu para o Zelda BOTW kk Meio que a própria Nintendo "preveniu" disso acontecer kk
esse ano também saiu Nier automata, senua 1 e cuphead. dificil odyssey ter levado mesmo tirando zelda da lista. em 2013 quando saiu 3d world saiu TLOU e GTA5. a nintendo demora tanto pra lançar um mario 3d novo, e quando lança. é em ano onde todo mundo e mãe decide lançar jogos impactante
Realmente, não teve nada de absurdo no Astro Bot ter vencido. Essa surpresa toda se deve a estarmos acostumados ao padrão da indústria que mudou ao longo dos anos, fazendo os jogos serem mais focados em história e gráficos ultra realistas, do que na jogabilidade. E aí, quando um jogo que é puro videogame ganha, as pessoas estranham. Astro Bot é a essência do videogame. É um jogo que tem como prioridade fazer o que o videogame nasceu pra fazer...divertir.
@@kean6577 a única vez que um mario 3d brigou para jogo do ano na época do TGA foi em 2013 com o 3d world (perdeu pra gta 5 e the last of us) e em 2017 que se não tivesse sido lançado Zelda breath o mario odyssey teria sido jogo do ano. Mario teve azar de sair junto com jogos que simplesmente mudaram completamente a indústria (gta 5 e Zelda). Agora o spike video game awards existe desde 2003 aí fica mais complicado pq tivemos mario galaxy e galaxy 2 que nem ao menos brigaram para ser jogo do ano (uma completa maluquice) mas aí o problema tava muito mais nesse evento de merda e no canal que ele passava e tem muito de época relacionado tbm.
@@EduardoLourenço-o6l É exatamente isso. Tudo é timming. Tem muito jogo que não legou GOTY pelo azar de estar lado à lado com algum jogo muito absurdo, mas que se tivesse saído no ano seguinte ou anterior, levava!
Cogu, é tão bom ver alguém mais lúcido hoje na mídia comentando sobre jogos em geral. Acho que as pessoas esqueceram que jogos são mais sobre se divertir jogando do que ter grandes gráficos e super realismo.
Não sou fanboy de empresa ou studio, Tenho um pc gamer bom e um xbox series s. O pc uso mais pra programação já que estou tentando entra no mercado. Achei astrobot bem bacana e mereceu. Porém saiu o indiana jones no xbox achei um game muito bom, mas não acho que se tivesse sido lançado antes concorreria ao goty. Pra mim o jogo da década é Brotato. Viciante, até minha esposa joga e ela só curte games de luta.
FF VII é o jogo da minha vida, mas o Rebirth ainda nao tive oportunidade de jogar, boa escolha! meu Goty: Mega man x8 demake 16 bits vampire survivors od to castlevania (dlc) Tekken 8
Cogu, animal o vídeo. Discordo muito rs, mas com respeito, e muito gostoso te ouvir falar, como sempre. Pensando nesse modelo, seria legal se você fizesse um ranking, tier list, “copa do mundo”, enfim, de todos os ganhadores. E já pensando num contraponto, de todos os seus ganhadores, então, por exemplo, no primeiro vídeo entraria astro bot, no segundo ff rebirth, e por aí vai. Grande abraço e parabéns. Ótimo 2025 de muito sucesso! ✌🏻
Concordo 200% no Astro bot, eu que jogo mais rpg do que tudo, mesmo amando esses jogos, lá pro final já to torcendo pra acabar, Astro bot foi o contrário, eu queria mais.
4:05 cogu completou uma run no balatro e givou, roguelike eh muito a gosto pessoal msm... como assim voce nao ficou 6 horas seguidas tentado fazer um gazilhao de fichas numa mão soh e mais umas 60 pra desbloquear mais cartas
Hahahahah pensei o mesmo. Eu fiquei curioso tbm com a run de 3hrs que ele comentou. Eu já zerei algumas vezes e acho que não chega a isso. apesar que fico tão imerso que talvez só não percebi as hrs passar
Apesar de não concordar com o "Astro Goty", eu entendo ele ser o jogo do ano. Tenho o ffvii rebirth, o black myth, o stellar blade e o astro. Sempre que meus sobrinhos vêm para minha casa, a primeira coisa que eles fazem ao ligar o ps5, é jogar o astro bot. E eles já zeraram, mas não dropam o jogo. Se perguntar o motivo, eles respondem fácil, porque é divertido para eles. Já os outros jogos, não. Eles droparam o Black myth e o stellar Blake, e para mim são jogos excelentes. E é isso, o jogo do ano tem que trazer essa sensação para a garotada, assim como os jogos do SNES traziam boas sensações para nós na nossa infância. E na minha experiência com meus sobrinhos demonstra isso. Parabéns ao Astro goty! Agora resta aguardar o ffvii parte 3 ganhar o goty no ano em que for lançado. Estou na torcida.
Astrobot é jogo para criança mesmo. Todo mapa diferente com coisas diferentes para fazer para não enjoar. Black myth é extremamente repetitivo então crianças não vão gostar mesmo.
Incrível que o Cogu fala coisas que eu sinto em alguns jogos e eu nunca vejo ninguém falando. A opinião do Cogu sobre Balatro e me recordo tbm da opinião sobre o "Sea of Stars" é EXATAMENTE a mesma e eu fiquei agoniado que só eu enxergava isso dessa forma e me sinto aliviado quando vejo que o Cogu (alguém que eu tenho como uma opinião bastante justa) acabar falando exatamente o que eu sentia esse tempo todo e nunca via ninguém falando
olha eu fiquei muito mais puto da vida por unicorn overlord ter perdido pra frostpunk 2, e até kunitsu gami e age of mithology eram melhores que o frostpunk 2
@14:45 a maior chance de mario ganhar GOTY foi em 2017 com o odyssey. porém em 2017 saiu: Nier Automata Zelda Breath of the Wild Cuphead Hell Blade Senua's Sacrifice onde BOTW ganhou. mesmo removendo Zelda da lista odyssey não ganharia
Pra mim o balatro a graça é justamente você rejogar sempre com uma build difrente e tentar estourar a pontuação. Zerar apenas pra passar o ponto do "ultimo chefe" é facil demais. Otimo video Cogu ❤
@@pandazpaa tem gente que não gosta de roguelike né, eu mesmo não sou o maior fã. No caso do balatro eu acho que a graça é justamente a variedade, ir liberando coringas novos, baralhos novos, tudo que é coisa nova, ir completando a coleção! O Cogu falando que jogou até "zerar" chegou a ser engraçado. Ele tem esse costume de zerar os jogos e dar eles por terminados, mas isso não funciona muito bem com esse tipo de jogo. O Cogu jogou a versão mais básica do balatro e deu ele por terminado, não viu praticamente nada do jogo. Eu já estou com 33 horas no balatro e ainda não liberei tudo, cada partida é tão divertida quanto a primeira e não parece que vou enjoar tão cedo!
@@pandazpaa é uma compração difícil de fazer, pq até chegar no último boss do diablo vc passa por muita coisa. Uma partida de balatro pode levar meia hora, pode levar 3 horas que nem o cogu falou. Imagina vc fazer uma dungeon do diablo e dizer "zerei, as outras 130 dungeos são a mesma coisa com pequenas diferenças". Não é uma comparação muito justa, mas é mais perto que dá pra comparar.
Pra vc ver como opinião é subjetiva, eu gostei muito mais do Final Fantasy VII Remake do que o Riberth, no Remake teve aquela vibe do "o que está acontecendo", "essa personagem parece que sabe de coisas que não deveria saber ainda", os whisper tentando manter a linha do tempo intacta e no final a gente desafiando e derrotando o destino, já o Riberth até concordo que melhorou a gameplay e expandiu tudo, mas eles se perderam no principal que é a história, complicando demais coisas que não precisava, entregando fan services desnecessário (Zack) e quase que maculando a cena mais triste dos videogames, sinceramente acredito que a parte 3 ainda vai salvar pois afinal o Riberth é apenas o meio da história e sem mais enrolação Astro Bot mereceuno GOTY!
Eu penso que Astro Bot pode ser muito facilmente confundido como um jogo corporativo, feito pra tirar proveito da nostalgia das pessoas utilizando de franquias conhecidas, tipo o que o Multiversus faz, mas eu não enxergo isso, eu enxergo muito carinho dos desenvolvedores de Astro Bot em homenagear os vídeo games, é um carinho e uma atenção digna do mestre Masahiro Sakurai de Smash Bros., é o jogo mais Nintendo que a Sony já produziu e que utiliza da criatividade e da tecnologia, e mais de 40 anos de ensinamentos de jogos de plataforma para criar uma das experiências mais meticulosamente lapidadas que já foram vistas em uma mídia interativa. GOTY mais que merecido.
O defeito de astrobot é ser exclusivo de ps5, eu so tenho pc e não pude joga-lo, e sinceramente to cogitando comprar o ps5 não so por ele mas pelo jogo da naughty dog que vai vir e deve ser exclusivo. Eu tive muito mais vontade de jogar astro que wukong, wukong eu tenho a minha disposição na steam mas nem joguei, e cara amei Elden Ring mas brasileiro é muito emocionado com jogo de esmagar botão com gráfico realista e de bater em monstro gigante, passa uma sensação de grandeza. So de ver trechos de gameplay no youtube de wukong meus olhos cansam, e a verdade é que Astrobot é o puro suco do vidego game ainda mais pra quem jogou Mario, Donkey Kong, Crash, Spyro, Croc e tantos outros jodos de plataforma, pode ser que FFVII seja melhor tecniamente (outro que não joguei por ser exclusivo), mas a galera é muito chata por ficar chorando por um goty, goty não vai mudar nada nos nossos gostos pessoais, eu mesmo esse ano joguei Monster Hunter World, Dragon Quest builders 2, Elden Ring, Baldurs Gate 3, resident evil 2,3 e 4 remake e outros, quase não joguei lançamentos pq não me encheram os olhos, enquanto a galera tava dando hate em esquadrão suícida eu tava pirando com o Monster Hunter World.
@kafhika Eu digo que vale totalmente a pena comprar um PlayStation 5 para jogar Astro Bot, e também a prequel que vem instalada no console que é o Astro's Playroom que é igualmente incrível, divertido e nostálgico. O PS5 nesse ano de 2024 voou, sendo o único console possível de jogar todos os 6 indicados ao GOTY. Eu sou jogador de console e abomino jogar no PC, eu sinto que a experiência é prejudicada com interferências externas, enquanto no PlayStation você só clica pra jogar e aproveita o jogo em toda a sua glória. O público de vídeo game infelizmente se acostumou com jogos imitando Hollywood, e o próprio TGA é culpado disso, premiando jogos realistas com performance de atores, enquanto Astro Bot e a Nintendo resgatam as raízes do video game. Astro Bot é uma anomalia dentro do catalogo do PlayStation e deve (e está sendo) saudado por isso.
Este ano de 2024 foi fraco para AAA. Agora Astrobot é o Mario Odissey da Sony, tem nada de novo ali. O próprio FF VII vendeu mais que o astrobot mesmo sendo ambos exclusivos e com fator agravante do FF VII ser uma parte 2. Basta ver como It takes two que segue o mesmo estilo foi mais original, por isso nem teve choro em 2021. Não foi merecido de jeito nenhum. É o jogo que recebeu goty da TGA mais fraco.
Na minha opinião, a vitória do Astrobot vai além do prêmio. É uma mensagem que a comunidade está passando às empresas para findar essa enxurrada de jogos genéricos de serviço, lotados de dlcs e skins pra sugar o dinheiro do jogador. Depois de tantos jogos como serviço que fracassaram esse ano (sendo o maior deles da própria Sony), a simplicidade de Astrobot é uma mensagem para a indústria recuar e pensar mais na qualidade do que na quantidade.
A comunidade não passou mensagem nenhuma cara, jogo pífio em vendas pra um Goty, nem os fãs da Sony compraram direito. Esse tal recado aí é no MÁXIMO dos jornalistas que votam.
@naoseiquela00 Astrobot vendeu 1.5 milhão em apenas uma plataforma. Tem um monte de jogo multi que não consegue isso. Segundo, o que mais tem é gente pedindo por jogos menores e focados na diversão como Astrobot. Você e outros estão com birrinha porque é um jogo da Sony, mas se fosse de outra empresa estariam aplaudindo. It takes two que o diga.
@@Rodrigo-np9oj Você só confirmou que nem os fãs da Sony compraram direito. Jogo mediano com desempenho pífio na comunidade, até entre os sonystas, qualquer coisa fora disso é realidade paralela. Ah e eu não tenho nada contra a Sony, empresa incrível que ainda fará mais muitos jogos bons. Você tentar meter essa de "ah é pq é da Sony" só mostra a ausência de argumentos pra defender essa bizarrice no Goty.
@@naoseiquela00 o cara acha que 1.5 milhão em 1 mês é pouco. Kkkkkkkkkkkkkkkk O Metaphor Refantazio que a maioria baba não conseguiu isso estando em 5 plataformas.
O que foi gasto no jogo eles recuperaram e muito gracas as vendas, entãp dizer que q,5 milhões não é muito pra um jogo que nem caro foi é no minimo complicado.
A minha tierlist seria: 1° Metaphor 2° FFVII Rebirth 3° Astro Bot 4° Black Myth Wukong 5° Balatro 6° Elden Ring: Shadow of The Erdtree Metaphor foi a minha porta de entrada para os JRPGs e Eu simplesmente me apaixonei pela Atlus depois de testar esse jogo. E jogando Persona 5 neste momento, vejo o quanto Metaphor evoluiu a formula da Atlus, e pra mim é muito mais merecido, pois tudo ficou perfeito demais (Mas essa é só a minha opinião)
nossa cogu, assino em baixo do que você disse do it takes two! joguei com um amigo meu e dropamos na parte que eles ficam embaixo da água, acho que depois da parte diablo. o jogo não tava ruim, mas eu achei TÃO repetitivo e cansado. tanto que não concordo até hoje ele ter sido o GOTY 2021
Nao sou fã de fase de agua e lembro de nessa parte parar de jogar nesse dia, voltando no dia seguinte. Mas onde senti mesmo cansaço do jogo foi ali na parte da neve!
Eu acho que e questão de gosto, na minha opinião o Balatro e bem superior aquele metroid vania, eu gosto dms, e acho o balatro sensacional, já passei de 200 horas, não tem como parar fácil, mais e questão de gosto, video game e gosto no geral, to satisfeito com astro bot, porém metaphor e wukong são superiores, mais e questão de gosto.
O problema Cogu não é concordar ou discordar mas a discussão na internet virou muito tóxica. São 6 jogos maravilhosos mas pra alguns só uns 2 ou 3 são bons, as vezes até por motivos politicos o que é bizarraço. Enfim, comunidade gamer tá mto chata, ainda bem que tem você com toda a sua elegância em discordar de forma respeitosa.
Assim como o It takes two ganhou por um contexto do tempo, acredito que o mesmo aconteceu com o astrobot, está em voga comentar sobre a complexidade desnecessária de vários games gigantes que só fazem os estúdios demorarem cada vez mais para lançarem novos jogos, e astrobot é um jogo que mostra que isso não é necessário, outro ponto também que do jeito que é feito a votação, acredito que jogos como o metaphor e o FF7 (meu goty tbm) dividiram votos, se só ou tivesse um desses dois eu acho que um deles levaria.
"Por que Mário não ganhou em outras oportunidades?" Isso é facil, Cogu! O Mário Odyssei já ganhou uma vez e, por mais que seja influente, é uma série que já cansou o grande público e fica mais restrito a um grupo específico que é até bastante numeroso, mas não faz mais impacto como antes. Ninguém aguenta mais Mário Kart, Mário Tênis, Mario basquete, Mário futebol, Mário natação, Mário esgrima... cansou!
Pq o ff7 remake foi um insulto? Eu joguei e curti bastante, mas eu só fui ter a experiência com o original depois de jogar o primeiro remake, ai realmente queria saber o motivo de alguns fãs do ff7 terem essa opinião.
@@NicolasPires-de8mv o pessoal falhou miseravelmente em captar a vibe cyberpunk que o jogo original tinha, deixando ele bem mais infantil. Todo o debate filosófico do original se foi. A gente tinha duas cidades em midgar uma em cima que vivia da exploração e a de baixo que vivia dos restos. O contraste era muito grande. No remake, a parte de baixo parecia um passeio no parque. Todo mundo vivendo sua vida de boa, crianças brincando nas ruas, as instituições funcionando. Quer ter um vislumbre do que era pra ser a vibe de midgar, leia o mangá Gunnm (Battle Angel Alita). Fora que o Nomura, que dirigiu esse remake, inventa de botar viagem no tempo em tudo. Ele papoca um spoiler do jogo praticamente no começo. A parada dos fantasmas tbm foi pra insultar os fãs que queriam uma obra que respeitasse o original. Os fantasmas são os fãs alterando a história sempre que algo diferente acontece.
Final fantasy sempre foi uma referência no mundo dos games. Mas foi se perdendo e fizeram esse remake do 7 que foi um puta potencial desperdiçado. Um jogo medíocre
Eu imagino o Nomura assim: "rapaz. A história desse jogo é boa, mas sabe o que falta nela? Viagem no tempo... Ah! E mulheres completamente submissas, a um nível que chega a causar constrangimento..."
Um puta mundo fodido e o pessoal se comportando como fosse um bando de adolescente babaca. Sério! Foi difícil de aturar o que fizeram com o Remake do 7
Fala Cogu! Eu não joguei nenhum desses games até o momento e sinceramente só tenho vontade de jogar 3 dos 6, Black Mith, Astrobot e Refantazio. Eu peguei trauma do FF7 Remake, achei muito ruim e chato, zerei mas nem eu sei pq quis terminar aquilo e por isso nem quero testar a segunda parte.
Escuta direito, meu amigo. "Revolucionário, POR ESTAR NO PS5" afinal de contas, o approach que a Sony vem tomando com seus consoles desde o fim da vida útil do ps3 em 2012-2014, toda a geração do ps4 e praticamente metade da vida útil do ps5 (supondo que dure a média de 6 anos como de costume) foi irrigada por tão somente jogos focados em cinematografia, como Uncharted, Last of Us, God of War, Horizon, entre muitos outros... O próprio Cogu mesmo diz que é basicamente um jogo de Mario, coisa que é mesmo.
Wukong: 20 milhões de cópia vendidas no primeiro mês após lançamento com pico de 3 milhões de jogadores simultâneos, tem que respeitar, é o mundo dizendo: é disso que gostamos e queremos, temos que respeitar todo tipo de opinião, mas tbm temos que respeitar os números.
Ta mas, pq não estão discutindo sobre um RMK ser o melhor jogo do ano? RE4 tbm é um rmk e foi mt discutido. FF além de ser rmk ainda é dividido em várias partes pra vender mais.
Pq o ff 7 remake veio pra de fato melhorar o jogo como um todo e não apenas colocar gráficos bonitos. RE4 é um remake gráfico. Não vi ninguém falar que algo mudou lá, que adicionou conteúdo. Diferente de um RE 2 ou 3
@@silvercrowextreme1 sério? Re4 tem muita novidade… Re4 não muda só os gráficos, a jogar, estrutura dos cenários, até muitas coisas na história são melhores explicadas, além de novas mecânicas.
É bizarro a galera chorando por astro bot. Eu pessoalmente não joguei e estava torcendo pelo FF7 e Metaphor, mas bixo FODA-SE! Se o astro bot foi indicado ele poderia ganhar e ganhou, fim de papo.
Final Fantasy 7 Rebirth é fantástico mesmo, meu coração ficou quente em vários momentos, senti muita raiva também, pqp que lavagem cerebral merda esse Cloud sofreu KKKKKKK, a única parte ruim do jogo é Gongaga, mds que horror.
Astro pix é um GRANDE jogo, mas não um goty infelizmente Motivos: uma grande carta de amor pra jogo antigo mas nada original e nada inovador, faz o básico super bem mas ainda é um básico
Pelo menos ele faz muito bem o basico kk FF 7 RB tem problemas serissimos com os minigames obrigatorios para vc avançar a historia dele fazendo o jogo ficar exageradamente longo e cansativo Wukong no lançamento teve problemas serissimos de desempenho fazendo o PC de algumas pessoas travarem (Vi isso em mais de uma live e travando mais de uma vez na live e o streamer tem um PC potente so para jogar e outro so para streamar) alem de problemas serissimos de livel design com suas paredes invisiveis e alguns de seus leveis principalmente o de neve sendo confusos fazendo o jogador se perder DLC de ER nem deveria ta competindo para o premio principal mesmo sendo muito bom Balatro perfeito maravilhoso porem dificilmente iria ganhar pela sua gameplay diferente e seu genero q dificilmente ganha algo Metaphor (Meu Goty) pefeito simplesmente e Astro como vc mesmo citou ele faz o basico super bem pra n dizer perfeitamente bem alem dele utilizar super bem tudo q o PS5 disponibiliza principalmente atraves de seu controle
Dentre os jogos lançados em 2024, eu zerei nenhum. Meus "gotys" são jogos antigos: outer wilds; nier replicant; the last of us part i; the beginner's guide; e before your eyes.
parabéns pelo patrocinio do alura, vc merece... só não vai fazer propaganda de produto pra calvice pq vc nal precisa... kkk e nem jogo do tigrinho kkkk
Mario Odyssey só não ganhou jogo do ano pq tava concorrendo com Breath of the Wild E na época do Galaxy ainda não tinha essa premiação do TGA Pq pra mim, os dois Galaxys deviam ganhar jogo do ano, e o Mario 64 tbm kkkkkkkkk
E pra você, como você rankeia os jogos do ano?!
🔥 Matricule-se na Alura e aproveite 15% de desconto na maior escola de tecnologia do Brasil! alura.com.br/cogumelando
Colocaria o SH2, Wukong e Astro Bot nos indicadores do TGA 2024!!!
É muito bom ouvir opinião de quem ama vídeo game e ao mesmo tempo consegue ser racional nas argumentações, considerando métricas objetivas para cada jogo.
Seu canal é incrível!
É, eu acho q a briga tava entre esses 3 mesmo, Astrobot, FF VII Rebirth e Metaphor. Eu tava torcendo pra Metaphor pq sempre achei que a Atlus merecia o reconhecimento depois de Persona 5 ter perdido, e Metaphor veio com o peso necessário pra ganhar, mas eu meio que já esperava q n fosse dar, JRPG é bem injustiçado por ser nichado. E assim, como eu gosto muito mais de RPG do que outras coisas, a categoria mais importante é Melhor RPG do ano pra mim, e o Metaphor ganhou lá, então tá ótimo.
to adorando as mudaças do canal em relação aos jogos atuais.. e não ficar só no retro.. apesar que eu 90% só jogos retros (emuladores) e indies mas sempre estou "jogando" os atuais pelo youtube kkk
Cogu, seria legal um vídeo do seu TGA, porque nesse vídeo você fez o rank dos jogos do TGA da mídia. Mas e o SEUS jogos favoritos do ano?
Eu sei que você é brabo e já deve tá preparando esse conteúdo.
Ebaaaa vídeo em boa hora ^^ Pra mim, o jogo do ano foi Lufia 3 de GBC 😂 larguei jogo deste ano pra ficar jogando o jrpg até zerar
Tô sempre procurando bons jogos de Gameboy, vou colocar esse na minha lista 😊
@just_ugu se curte rpg de turno, vai sem medo, me surpreendi com a qualidade e ritmo dele, ficou atual até em 2024
Primeiramente bom vídeo, gosto muito do seu trabalho.
Pra mim It Takes Two merece o reconhecimento que teve, inclusive terminei ele esse ano com a mulher, e não tive influência nenhuma da pandemia. Acho que ele é um jogo que trás muito em seu DNA da história de vários estilos de jogos, é muito bonito, muito bem feito e tem coração, não é perfeito, mas nenhum de nós é...rs
Ele foi um jogo que me fez resgatar aquela sensação de estar jogando videogame de verdade e não pseudo jogos que trazem tudo menos diversão. Em uma época onde um bom multiplayer local(e isso é importante), não é tão fácil de se encontrar, ele se destaca demais, e ter essa experiência de jogar com a mulher e ter esse equilíbrio entre dois níveis distintos de experiência com jogos, cada um dependendo do outro, foi incrível, pois trás uma outra camada ao jogo e à experiência como um todo. Mas dependendo de com que você joga, realmente a experiência pode ser de fato melhor ou pior.
Bons jogos single player existem aos montes, bons jogos multiplayer existem aos montes, mas bons jogos multiplayer cooperativo local atuais dá pra contar nos dedos, e It Takes Two se destaca em uma área onde poucas desenvolvedoras tem coragem de investir hoje em dia. Isso deixa ele pra mim acima de Astrobot, que por melhor que seja, é só mais um jogo single player muito bom inspirado em outros jogos single player muito bons que tem aos montes por ai, como "A Hat in time" que talvez seja até melhor mas ninguém nem ouviu falar na época. Não questiono ele ter levado o Goty na verdade, eu nem ligo...rs.
Wukong é um jogo com bom combate, bonito e divertido mas extremamente limitado, Metaphor por mais que eu tenha gostado, trás muito do DNA de Persona logo não é lá muito original, só mudaram o tema e expandiram o tamanho, em algumas coisas inclusive acho ele pior do que Persona, Rebirth fica naquela área cinza entre expectativa e entrega, e ai você considera que o que ele tem de bom em grande parte pertence ao jogo original e ele só trouxe uma nova roupagem, Balatro é um bom jogo de cartas, mas eu poderia fazer ele com papel sulfite e jogar em casa, logo não representa muito na questão de "expressar" de fato toda a parte artística de um videogame, ele não deixa de ser um bom jogo por ser simples, porém não acho que ele passe uma boa idéia de tudo o que "o melhor jogo do ano" deveria ser, e isso inclui maestria em diversos aspectos além de diversão em uma mídia audiovisual. A DLC de Elden Ring é uma DLC, pra mim nem conta, o próprio Elden Ring pra mim já reaproveitava coisas demais de seus antecessores. Mas no final do dia o que importa é o evento. Imagino que dificilmente alguém que gosta de videogame não gostou dessa TGA, porque o evento em si foi muito bom, com anúncios excelentes e trouxe uma boa experiência.
No mais, prêmios de jogos são a opinião de pessoas que nem sempre corroboram com a nossa, seria besteira deixar isso alterar nosso humor.
Cara eu fico triste de só ter encontrado esse canal nos últimos meses. O conteúdo do Cogu é sensacional. Ele trata os jogos como eles de fato são, uma manifestação artística que quer entregar uma experiência. E não uma partida de futebol ou um lanche no Fast Food, todo o vídeo que assisto do Cogu eu não só me divirto e aprendo, mas me apaixono mais pelos vídeo games. Cogu tu é um puta exemplo de produtor de conteúdo cara, uma jóia muito rara nesse RUclips gamer.
Parabéns pelo vídeo. Muito boa analise dos indicados e escolhidos a jogo do ano.
Cogu, se já jogou o jogo do capitão claw ? Joguei esse jogo na minha infância acho ele um dos melhores jogos de plataforma já feito, jogo de 1997 que envelheceu bem, ele é pouco conhecido, se você não jogou de uma olhada nele depois queria saber o que acha do jogo, acho ele um jogo perfeito
Meu FF VII Rebirth já tá comprado, não vejo a hora de lançar. Esse seu próximo vídeo só vai aumentar minha ansiedade
0:41 Tamo competindo, Tamo competindo
Esse vídeo mostra claramente porque gosto tanto do canal deste canal. Acho as opiniões do Cogu sempre muito sensatas e inteligentes e ele sabe externar muito bem suas opiniões de maneira clara e polida. Não acho exagero afirmar que o Cogu é um dos top 5 criadores de conteúdo de games do Brasil.
Para mim você foi perfeito na sua colocação. 👏🏻
Que diferença ver uma análise de quem AMA games de verdade. Maioria dos canais analisam Astrobot com desdem.
Astrobot é uma copia do Mario odisseia. Se nem ele ganhou quando lançou, é surpresa mesmo Astrobot vencer.
@paulodelima5705 Mario não ganhou pq a própria Nintendo lancou Zelda e Mario no mesmo ano. Uma coisa em nada tem haver com outra, e Astro Bot é tão bom quanto qualquer Mario.
@@WesleyKunAlvesAstro Bot não é melhor que nenhum Mario 3D
@@WesleyKunAlves Não é. Astrobot não chega perto dos Marios 3D e mesmo eles não tinham garantias sem o Zelda Breath of the wild no ano. Até Bioshock ganhou de Mario Galáxia.
@paulodelima5705 Desculpa, chega e muito. Imclusive pra mim perde só pro 64 e Os Galaxys
Melhor canal sobre games!!! Cogu, voce vai comentar ou já comentou sobre Final Fight MD? Do Mega Drive???
Da mesma forma que você acha que Balatro e Elden Ring não deveriam concorrer, penso que o Final Fantasy também não. Se ele concorreu, o Persona 3 também deveria, por exemplo. Gostaria que a oportunidade fosse dada a jogos novos de fato.
O Like a Dragon Infinite Wealth não participou, Nine Sols teve nenhuma indicação...
Elden ring não é um jogo lançado esse ano, nem deveria estar na lista. Persona 3 não tem novidades suficientes para justificar nem é melhor que os outros novos. Metaphor: ReFantazio é melhor e concorreu.
@paulodelima5705 interpretação de texto sua está ruim, hein? Persona 3 teve novidades suficientes em relação ao P3 original, mas continua sendo um remake e remake não deveria concorrer, assim como uma DLC. Claro que entre Metaphor e P3 era melhor o Metaphor concorrer, mas a escolha não é pra ser baseada em jogos por empresa, mas pelos melhores do ano...que não incluam DLC e remakes!
@@cayun6 Persona 3 não teve nem metade das novidades do Final fantasy VII que muitos já chamam de rebot. Nem o Silent Hill concorreu, pois para isso tem que estar no nível dos Resident evil 2 e 4. Um é praticamente um jogo novo e o outro foi um marco nos jogos de tiro.
DLC não é jogo mas não é a primeira vez que concorre e ganha como aconteceu com DLC de The witcher 3 vencendo RPG do ano.
@@paulodelima5705 não é porque concorre que significa que é justo, inclusive você mesmo deu a entender que acha isso quando disse sobre o Elden Ring. Existem outras premiações mais sérias que deixaram DLC e remake de fora!
E não tem essa de "nível" até porque SH2 é um excelente remake, além de RE2 e RE4 não mudaram tanto os jogos originais, parece que hoje em dia qualquer remake bem feito é celebrado como se fosse a oitava maravilha, quando simplesmente estão fazendo como os remakes antigos - pegar um jogo e refazer com as mesmas ideais, porém usando tecnologias novas sem mudar muito o seu escopo.
Quanto ao FFVII, concordo que a SEGUNDA parte do remake se assemelha mais a um reboot, mas ainda é próxima o suficiente da original para continuar sendo um remake. Não me parece justo só porque é um "remake que é menos remake" ele concorrer no lugar de vários outros jogos que mereciam mais, inclusive mesmo ignorando que é um remake. Olha o Like a Dragon, Nine Sols e tantos outros...
Que vídeo incrível e que mais uma opinião honesta e sensacional foi esta cogu!! Eu confesso que estava ansioso por saber a sua opinião sobre este games awards pois para mim está Vitoria do astro bot não caiu lá de forma muito fácil não..😄 Contudo, eu concordo quase 100% com tudo o que você falou neste vídeo, e também tenho a mesma opinião que você o porque do astro bot não deveria ter sido o nomeado claro para o game of year deste ano.. Mas fora o seu top 4, eu só mudaria mesmo o astro Boy para o 4° lugar, o black myth em 3°Lugar, metaphor em 2° e claro que em 1° o grande mais que claro vitorioso final fantasy 7.. 😄😉👊
otimo video cogu, faz agora seu game of the year no geral, jogos que sairam anteriomente mas que vc so jogou em 2024
Black Myth Wukong é um jogo muito especial e eu nem imagino como o pessoal da China e Vietnã se sentiram ao jogá-lo. O jogo todo está cheio de referências a série de tv “Jornada ao Oeste” de 1986 que certamente só os orientais conseguiram captar. Se você for nos comentários da música “celestial symphony” verá o tanto de pessoas contando suas lembranças de infância envolvendo o romance épico e a série. Graças a esse jogo, pessoas como eu, que não conhecem praticamente nada da cultura chinesa, foram introduzidas para um universo novo e extremamente importante para a história do mundo. Wukong é tudo o que uma “adaptação” (não é bem uma adaptação pois se trata de eventos após a jornada) do romance é digno: uma jornada épica.
Mas um jogo pra ser considerado O jogo do ano precisa fazer mais do que só apresentar uma boa história. Ele precisa também fazer muito bem a parte jogo. E creio que foi esse o ponto do Cogu. E tá tudo bem!
14:45 Mario nunca ganhou pois a maior chance que ele teve para ganhar foi com o Odyssey que perdeu para o Zelda BOTW kk Meio que a própria Nintendo "preveniu" disso acontecer kk
Ia dizer isso. Ele se equivocou.
Se Mario não ganhou, foi "culpa" do Zelda.
Em 2017 se a nintendo não ganhasse a nintendo iria vencer kkkkkkk
esse ano também saiu Nier automata, senua 1 e cuphead. dificil odyssey ter levado mesmo tirando zelda da lista.
em 2013 quando saiu 3d world saiu TLOU e GTA5. a nintendo demora tanto pra lançar um mario 3d novo, e quando lança. é em ano onde todo mundo e mãe decide lançar jogos impactante
Realmente, não teve nada de absurdo no Astro Bot ter vencido.
Essa surpresa toda se deve a estarmos acostumados ao padrão da indústria que mudou ao longo dos anos, fazendo os jogos serem mais focados em história e gráficos ultra realistas, do que na jogabilidade.
E aí, quando um jogo que é puro videogame ganha, as pessoas estranham.
Astro Bot é a essência do videogame.
É um jogo que tem como prioridade fazer o que o videogame nasceu pra fazer...divertir.
Mas pra mim com esse argumento, a Nintendo deveria ter dezenas de GOTY's com os Marios, pq é justamente a mesma coisa
@@kean6577 a única vez que um mario 3d brigou para jogo do ano na época do TGA foi em 2013 com o 3d world (perdeu pra gta 5 e the last of us) e em 2017 que se não tivesse sido lançado Zelda breath o mario odyssey teria sido jogo do ano. Mario teve azar de sair junto com jogos que simplesmente mudaram completamente a indústria (gta 5 e Zelda). Agora o spike video game awards existe desde 2003 aí fica mais complicado pq tivemos mario galaxy e galaxy 2 que nem ao menos brigaram para ser jogo do ano (uma completa maluquice) mas aí o problema tava muito mais nesse evento de merda e no canal que ele passava e tem muito de época relacionado tbm.
@@EduardoLourenço-o6l É exatamente isso. Tudo é timming. Tem muito jogo que não legou GOTY pelo azar de estar lado à lado com algum jogo muito absurdo, mas que se tivesse saído no ano seguinte ou anterior, levava!
FFVII Rebirth como GOTY do cogu, nunca duvidei!
Cogu, é tão bom ver alguém mais lúcido hoje na mídia comentando sobre jogos em geral. Acho que as pessoas esqueceram que jogos são mais sobre se divertir jogando do que ter grandes gráficos e super realismo.
Não sou fanboy de empresa ou studio, Tenho um pc gamer bom e um xbox series s. O pc uso mais pra programação já que estou tentando entra no mercado. Achei astrobot bem bacana e mereceu. Porém saiu o indiana jones no xbox achei um game muito bom, mas não acho que se tivesse sido lançado antes concorreria ao goty. Pra mim o jogo da década é Brotato. Viciante, até minha esposa joga e ela só curte games de luta.
Astropix 🤑. Brincadeiras a parte, Metaphor ou FF7 mereciam essa.
o final de ff7 REBIRTH foi tão ruim que nem merecia tá na lista.
FFVII nem e um jogo completo esse ano o ganhador era o Metaphor com certeza
FF VII é o jogo da minha vida, mas o Rebirth ainda nao tive oportunidade de jogar, boa escolha! meu Goty:
Mega man x8 demake 16 bits
vampire survivors od to castlevania (dlc)
Tekken 8
Metaphor merecia!!!
Cogu, animal o vídeo. Discordo muito rs, mas com respeito, e muito gostoso te ouvir falar, como sempre. Pensando nesse modelo, seria legal se você fizesse um ranking, tier list, “copa do mundo”, enfim, de todos os ganhadores. E já pensando num contraponto, de todos os seus ganhadores, então, por exemplo, no primeiro vídeo entraria astro bot, no segundo ff rebirth, e por aí vai. Grande abraço e parabéns. Ótimo 2025 de muito sucesso! ✌🏻
Concordo 200% no Astro bot, eu que jogo mais rpg do que tudo, mesmo amando esses jogos, lá pro final já to torcendo pra acabar, Astro bot foi o contrário, eu queria mais.
4:05 cogu completou uma run no balatro e givou, roguelike eh muito a gosto pessoal msm... como assim voce nao ficou 6 horas seguidas tentado fazer um gazilhao de fichas numa mão soh e mais umas 60 pra desbloquear mais cartas
Hahahahah pensei o mesmo. Eu fiquei curioso tbm com a run de 3hrs que ele comentou. Eu já zerei algumas vezes e acho que não chega a isso. apesar que fico tão imerso que talvez só não percebi as hrs passar
Apesar de não concordar com o "Astro Goty", eu entendo ele ser o jogo do ano. Tenho o ffvii rebirth, o black myth, o stellar blade e o astro. Sempre que meus sobrinhos vêm para minha casa, a primeira coisa que eles fazem ao ligar o ps5, é jogar o astro bot. E eles já zeraram, mas não dropam o jogo. Se perguntar o motivo, eles respondem fácil, porque é divertido para eles. Já os outros jogos, não. Eles droparam o Black myth e o stellar Blake, e para mim são jogos excelentes. E é isso, o jogo do ano tem que trazer essa sensação para a garotada, assim como os jogos do SNES traziam boas sensações para nós na nossa infância. E na minha experiência com meus sobrinhos demonstra isso. Parabéns ao Astro goty! Agora resta aguardar o ffvii parte 3 ganhar o goty no ano em que for lançado. Estou na torcida.
Astrobot é jogo para criança mesmo. Todo mapa diferente com coisas diferentes para fazer para não enjoar. Black myth é extremamente repetitivo então crianças não vão gostar mesmo.
Melhor coisa do TGA foi ter gerado as reações de indignação mais engraçadas que já vi.
Incrível que o Cogu fala coisas que eu sinto em alguns jogos e eu nunca vejo ninguém falando. A opinião do Cogu sobre Balatro e me recordo tbm da opinião sobre o "Sea of Stars" é EXATAMENTE a mesma e eu fiquei agoniado que só eu enxergava isso dessa forma e me sinto aliviado quando vejo que o Cogu (alguém que eu tenho como uma opinião bastante justa) acabar falando exatamente o que eu sentia esse tempo todo e nunca via ninguém falando
olha eu fiquei muito mais puto da vida por unicorn overlord ter perdido pra frostpunk 2, e até kunitsu gami e age of mithology eram melhores que o frostpunk 2
@14:45 a maior chance de mario ganhar GOTY foi em 2017 com o odyssey. porém em 2017 saiu:
Nier Automata
Zelda Breath of the Wild
Cuphead
Hell Blade Senua's Sacrifice
onde BOTW ganhou. mesmo removendo Zelda da lista odyssey não ganharia
Pra mim o balatro a graça é justamente você rejogar sempre com uma build difrente e tentar estourar a pontuação. Zerar apenas pra passar o ponto do "ultimo chefe" é facil demais.
Otimo video Cogu ❤
Por isso que nao curto este tipo de jogo. Negócio de loop infinito e "perda" de progresso não é pra mim.
@@pandazpaa tem gente que não gosta de roguelike né, eu mesmo não sou o maior fã. No caso do balatro eu acho que a graça é justamente a variedade, ir liberando coringas novos, baralhos novos, tudo que é coisa nova, ir completando a coleção! O Cogu falando que jogou até "zerar" chegou a ser engraçado.
Ele tem esse costume de zerar os jogos e dar eles por terminados, mas isso não funciona muito bem com esse tipo de jogo. O Cogu jogou a versão mais básica do balatro e deu ele por terminado, não viu praticamente nada do jogo. Eu já estou com 33 horas no balatro e ainda não liberei tudo, cada partida é tão divertida quanto a primeira e não parece que vou enjoar tão cedo!
@@mafuuru deve ser tipo matar o último boss de Diablo e largar de mão, presumo?
Eu liberei boa parte dos baralhos quase todos os coringas. É legal, mas acho que chega uma hora que parece que cai na mesmice de sempre.
@@pandazpaa é uma compração difícil de fazer, pq até chegar no último boss do diablo vc passa por muita coisa. Uma partida de balatro pode levar meia hora, pode levar 3 horas que nem o cogu falou. Imagina vc fazer uma dungeon do diablo e dizer "zerei, as outras 130 dungeos são a mesma coisa com pequenas diferenças". Não é uma comparação muito justa, mas é mais perto que dá pra comparar.
Pra vc ver como opinião é subjetiva, eu gostei muito mais do Final Fantasy VII Remake do que o Riberth, no Remake teve aquela vibe do "o que está acontecendo", "essa personagem parece que sabe de coisas que não deveria saber ainda", os whisper tentando manter a linha do tempo intacta e no final a gente desafiando e derrotando o destino, já o Riberth até concordo que melhorou a gameplay e expandiu tudo, mas eles se perderam no principal que é a história, complicando demais coisas que não precisava, entregando fan services desnecessário (Zack) e quase que maculando a cena mais triste dos videogames, sinceramente acredito que a parte 3 ainda vai salvar pois afinal o Riberth é apenas o meio da história e sem mais enrolação Astro Bot mereceuno GOTY!
Eu penso que Astro Bot pode ser muito facilmente confundido como um jogo corporativo, feito pra tirar proveito da nostalgia das pessoas utilizando de franquias conhecidas, tipo o que o Multiversus faz, mas eu não enxergo isso, eu enxergo muito carinho dos desenvolvedores de Astro Bot em homenagear os vídeo games, é um carinho e uma atenção digna do mestre Masahiro Sakurai de Smash Bros., é o jogo mais Nintendo que a Sony já produziu e que utiliza da criatividade e da tecnologia, e mais de 40 anos de ensinamentos de jogos de plataforma para criar uma das experiências mais meticulosamente lapidadas que já foram vistas em uma mídia interativa.
GOTY mais que merecido.
O defeito de astrobot é ser exclusivo de ps5, eu so tenho pc e não pude joga-lo, e sinceramente to cogitando comprar o ps5 não so por ele mas pelo jogo da naughty dog que vai vir e deve ser exclusivo. Eu tive muito mais vontade de jogar astro que wukong, wukong eu tenho a minha disposição na steam mas nem joguei, e cara amei Elden Ring mas brasileiro é muito emocionado com jogo de esmagar botão com gráfico realista e de bater em monstro gigante, passa uma sensação de grandeza. So de ver trechos de gameplay no youtube de wukong meus olhos cansam, e a verdade é que Astrobot é o puro suco do vidego game ainda mais pra quem jogou Mario, Donkey Kong, Crash, Spyro, Croc e tantos outros jodos de plataforma, pode ser que FFVII seja melhor tecniamente (outro que não joguei por ser exclusivo), mas a galera é muito chata por ficar chorando por um goty, goty não vai mudar nada nos nossos gostos pessoais, eu mesmo esse ano joguei Monster Hunter World, Dragon Quest builders 2, Elden Ring, Baldurs Gate 3, resident evil 2,3 e 4 remake e outros, quase não joguei lançamentos pq não me encheram os olhos, enquanto a galera tava dando hate em esquadrão suícida eu tava pirando com o Monster Hunter World.
@kafhika Eu digo que vale totalmente a pena comprar um PlayStation 5 para jogar Astro Bot, e também a prequel que vem instalada no console que é o Astro's Playroom que é igualmente incrível, divertido e nostálgico. O PS5 nesse ano de 2024 voou, sendo o único console possível de jogar todos os 6 indicados ao GOTY. Eu sou jogador de console e abomino jogar no PC, eu sinto que a experiência é prejudicada com interferências externas, enquanto no PlayStation você só clica pra jogar e aproveita o jogo em toda a sua glória. O público de vídeo game infelizmente se acostumou com jogos imitando Hollywood, e o próprio TGA é culpado disso, premiando jogos realistas com performance de atores, enquanto Astro Bot e a Nintendo resgatam as raízes do video game. Astro Bot é uma anomalia dentro do catalogo do PlayStation e deve (e está sendo) saudado por isso.
Este ano de 2024 foi fraco para AAA. Agora Astrobot é o Mario Odissey da Sony, tem nada de novo ali. O próprio FF VII vendeu mais que o astrobot mesmo sendo ambos exclusivos e com fator agravante do FF VII ser uma parte 2. Basta ver como It takes two que segue o mesmo estilo foi mais original, por isso nem teve choro em 2021. Não foi merecido de jeito nenhum. É o jogo que recebeu goty da TGA mais fraco.
Concordo com você sobre o Final Fantasy Remake,tanto é que larguei ele de mão com 16 horas de gameplay,já o Rebirth esse sim tenho vontade de joga lo
Concordo plenamente, Final Fantasy 7 rebirth.
Na minha opinião, a vitória do Astrobot vai além do prêmio. É uma mensagem que a comunidade está passando às empresas para findar essa enxurrada de jogos genéricos de serviço, lotados de dlcs e skins pra sugar o dinheiro do jogador.
Depois de tantos jogos como serviço que fracassaram esse ano (sendo o maior deles da própria Sony), a simplicidade de Astrobot é uma mensagem para a indústria recuar e pensar mais na qualidade do que na quantidade.
A comunidade não passou mensagem nenhuma cara, jogo pífio em vendas pra um Goty, nem os fãs da Sony compraram direito. Esse tal recado aí é no MÁXIMO dos jornalistas que votam.
@naoseiquela00 Astrobot vendeu 1.5 milhão em apenas uma plataforma. Tem um monte de jogo multi que não consegue isso.
Segundo, o que mais tem é gente pedindo por jogos menores e focados na diversão como Astrobot. Você e outros estão com birrinha porque é um jogo da Sony, mas se fosse de outra empresa estariam aplaudindo. It takes two que o diga.
@@Rodrigo-np9oj Você só confirmou que nem os fãs da Sony compraram direito. Jogo mediano com desempenho pífio na comunidade, até entre os sonystas, qualquer coisa fora disso é realidade paralela.
Ah e eu não tenho nada contra a Sony, empresa incrível que ainda fará mais muitos jogos bons. Você tentar meter essa de "ah é pq é da Sony" só mostra a ausência de argumentos pra defender essa bizarrice no Goty.
@@naoseiquela00 o cara acha que 1.5 milhão em 1 mês é pouco. Kkkkkkkkkkkkkkkk
O Metaphor Refantazio que a maioria baba não conseguiu isso estando em 5 plataformas.
O que foi gasto no jogo eles recuperaram e muito gracas as vendas, entãp dizer que q,5 milhões não é muito pra um jogo que nem caro foi é no minimo complicado.
A minha tierlist seria:
1° Metaphor
2° FFVII Rebirth
3° Astro Bot
4° Black Myth Wukong
5° Balatro
6° Elden Ring: Shadow of The Erdtree
Metaphor foi a minha porta de entrada para os JRPGs e Eu simplesmente me apaixonei pela Atlus depois de testar esse jogo. E jogando Persona 5 neste momento, vejo o quanto Metaphor evoluiu a formula da Atlus, e pra mim é muito mais merecido, pois tudo ficou perfeito demais (Mas essa é só a minha opinião)
bom demais Cogu 👏
Balatro é um dos jogos mais viciantes que já joguei. Acho que o Cogu deu "azar" de ter zerado de terceira tentativa kkkk
Achei fantástico. E pra mim, zerar é fazer todos os desafios nesse caso.
Gostei da sua lista, achei muito justo 👏🏼👏🏼👏🏼
Pessoal falando mal do astro bot, mas é um jogo muito bonito e divertido.
nossa cogu, assino em baixo do que você disse do it takes two! joguei com um amigo meu e dropamos na parte que eles ficam embaixo da água, acho que depois da parte diablo. o jogo não tava ruim, mas eu achei TÃO repetitivo e cansado. tanto que não concordo até hoje ele ter sido o GOTY 2021
De fato!
hahaha eu abandonei exatamente aí também, caramba
Nao sou fã de fase de agua e lembro de nessa parte parar de jogar nesse dia, voltando no dia seguinte. Mas onde senti mesmo cansaço do jogo foi ali na parte da neve!
Eu acho que e questão de gosto, na minha opinião o Balatro e bem superior aquele metroid vania, eu gosto dms, e acho o balatro sensacional, já passei de 200 horas, não tem como parar fácil, mais e questão de gosto, video game e gosto no geral, to satisfeito com astro bot, porém metaphor e wukong são superiores, mais e questão de gosto.
Ótimo vídeo!
Astro bot mereceu demais, parabéns pelo review cogu, ficou muito bom.
Finalmente alguém lucido falando de Wukong..
O problema Cogu não é concordar ou discordar mas a discussão na internet virou muito tóxica. São 6 jogos maravilhosos mas pra alguns só uns 2 ou 3 são bons, as vezes até por motivos politicos o que é bizarraço. Enfim, comunidade gamer tá mto chata, ainda bem que tem você com toda a sua elegância em discordar de forma respeitosa.
Assim como o It takes two ganhou por um contexto do tempo, acredito que o mesmo aconteceu com o astrobot, está em voga comentar sobre a complexidade desnecessária de vários games gigantes que só fazem os estúdios demorarem cada vez mais para lançarem novos jogos, e astrobot é um jogo que mostra que isso não é necessário, outro ponto também que do jeito que é feito a votação, acredito que jogos como o metaphor e o FF7 (meu goty tbm) dividiram votos, se só ou tivesse um desses dois eu acho que um deles levaria.
Muito bem observado. Realmente se houvesse apenas FF7 rebirt ou Metaphor haveria boas chances de um deles vencerem
"Por que Mário não ganhou em outras oportunidades?"
Isso é facil, Cogu! O Mário Odyssei já ganhou uma vez e, por mais que seja influente, é uma série que já cansou o grande público e fica mais restrito a um grupo específico que é até bastante numeroso, mas não faz mais impacto como antes.
Ninguém aguenta mais Mário Kart, Mário Tênis, Mario basquete, Mário futebol, Mário natação, Mário esgrima... cansou!
E também Mário wonders competiu com Zelda e baldurs gate. Se Mario wonders tivesse sido lançado esse ano, seria o campeão.
Meu jogo do ano também foi o ff7 rebirth, mas entendo e aceito a vitória do astrobot tranquilamente e um excelente jogo.
É só criar a categoria "melhor DLC" e encerra essa discussão.
Gostei do vídeo, vou deixar uma sugestão, os top 5 dos goty mais justos e dos mais injustos, na sua opinião, de forma subjetiva mesmo.
O melhor foi Black Mith: Wukong, quem não concorda tá errado
Finalmente uma opinião racional no meio de tantos youtubers acéfalos.
Black myth é legal, e isso aí um jogo legal
Eu sou fa de ff7 e detestei o primeiro. Ttsuo Nomuta simplesmente insultou a base de fans do jogo. Isso fez com que eu nao quisesse jogar o Rebirth
Pq o ff7 remake foi um insulto? Eu joguei e curti bastante, mas eu só fui ter a experiência com o original depois de jogar o primeiro remake, ai realmente queria saber o motivo de alguns fãs do ff7 terem essa opinião.
@@NicolasPires-de8mv o pessoal falhou miseravelmente em captar a vibe cyberpunk que o jogo original tinha, deixando ele bem mais infantil. Todo o debate filosófico do original se foi. A gente tinha duas cidades em midgar uma em cima que vivia da exploração e a de baixo que vivia dos restos. O contraste era muito grande. No remake, a parte de baixo parecia um passeio no parque. Todo mundo vivendo sua vida de boa, crianças brincando nas ruas, as instituições funcionando. Quer ter um vislumbre do que era pra ser a vibe de midgar, leia o mangá Gunnm (Battle Angel Alita). Fora que o Nomura, que dirigiu esse remake, inventa de botar viagem no tempo em tudo. Ele papoca um spoiler do jogo praticamente no começo. A parada dos fantasmas tbm foi pra insultar os fãs que queriam uma obra que respeitasse o original. Os fantasmas são os fãs alterando a história sempre que algo diferente acontece.
Final fantasy sempre foi uma referência no mundo dos games. Mas foi se perdendo e fizeram esse remake do 7 que foi um puta potencial desperdiçado. Um jogo medíocre
Eu imagino o Nomura assim: "rapaz. A história desse jogo é boa, mas sabe o que falta nela? Viagem no tempo... Ah! E mulheres completamente submissas, a um nível que chega a causar constrangimento..."
Um puta mundo fodido e o pessoal se comportando como fosse um bando de adolescente babaca. Sério! Foi difícil de aturar o que fizeram com o Remake do 7
Ansioso para o vídeo de FF7
Pra mim é difícil opinar tenho console atual, Xbox series. Mas, não lembro o último jogo que comprei no ano do lançamento foi um remake Re4.
20:28 Rapaz o meu primeiro final fantasy foi o 7 remake e eu gostei muito.
Eu também kkk, fui buscar tudo sobre o original depois de zerar
até hoje não joguei o Rebith por causa do 1, bom saber que o 2 é melhor. Eu sou fã, mas não aqueles chatos de Final Fantasy 7
Fala Cogu! Eu não joguei nenhum desses games até o momento e sinceramente só tenho vontade de jogar 3 dos 6, Black Mith, Astrobot e Refantazio. Eu peguei trauma do FF7 Remake, achei muito ruim e chato, zerei mas nem eu sei pq quis terminar aquilo e por isso nem quero testar a segunda parte.
1: Balatro
2: Astro Bot
3: Metaphor: ReFantazio
4: Final Fantasy 7 Rebirth
5: Black Myth Wukong
6: Elden Ring Shadow of the Erdtree
O segredo da vida é amar intensamente.
Mario Odyssey só não ganhou pq saiu no mesmo ano que Zelda Breath of The Wild, eu acredito nisso (mas nunca saberemos).
Final fantasy VII rebirth, pra mim também é o melhor jogo do ano❤
Muito sensato
14:25 Astro bot não é revolucionário, ele absorveu muito de jogos de coletar do Nintendo 64 e PS1.🙄
Escuta direito, meu amigo.
"Revolucionário, POR ESTAR NO PS5" afinal de contas, o approach que a Sony vem tomando com seus consoles desde o fim da vida útil do ps3 em 2012-2014, toda a geração do ps4 e praticamente metade da vida útil do ps5 (supondo que dure a média de 6 anos como de costume) foi irrigada por tão somente jogos focados em cinematografia, como Uncharted, Last of Us, God of War, Horizon, entre muitos outros...
O próprio Cogu mesmo diz que é basicamente um jogo de Mario, coisa que é mesmo.
E ai cogu tudo
bem?
Viva o astro goty!
Pra mim o jogo do ano e duelo xiaolin!
Sou fã do ff7 e tive mesmo incomodo que o Cogu no primeiro
Eu estou tentando de vdd terminar o ff 7 remake mas tá difícil engolir esse jogo, não joguei o original então não tenho aql coisa da nostalgia
Cogumelando já disse e repito, aqui é o canal único onde concordo com tudo. Prefiro sua opinião do que esse evento e seus premiados?
Adorei o vídeo Cogu. Cogu, atualmente vive apenas de RUclipsr? Estou pensando em investir no youtube
Wukong: 20 milhões de cópia vendidas no primeiro mês após lançamento com pico de 3 milhões de jogadores simultâneos, tem que respeitar, é o mundo dizendo: é disso que gostamos e queremos, temos que respeitar todo tipo de opinião, mas tbm temos que respeitar os números.
Valeu Cogu 😎
Vi que vai postar um video do ff7 rebirth domingo, o que achou do remake?
É que o jogo do mário é o di cáprio dos jogos. Quando a nintendo fizer um survival do mário, talvez ele ganhe o prêmio. rs
Astrobot é um genérico do mario. FF7 Remake trouxe algo que faz juz a nova geração, e isso nenhum game fez ainda.
Ta mas, pq não estão discutindo sobre um RMK ser o melhor jogo do ano? RE4 tbm é um rmk e foi mt discutido. FF além de ser rmk ainda é dividido em várias partes pra vender mais.
Pq o ff 7 remake veio pra de fato melhorar o jogo como um todo e não apenas colocar gráficos bonitos. RE4 é um remake gráfico. Não vi ninguém falar que algo mudou lá, que adicionou conteúdo. Diferente de um RE 2 ou 3
@@silvercrowextreme1 sério? Re4 tem muita novidade… Re4 não muda só os gráficos, a jogar, estrutura dos cenários, até muitas coisas na história são melhores explicadas, além de novas mecânicas.
Bora dar o hype no vídeo, pessoal.
obviamente não merecia, mas ja que tudo passou, eu volto a dizer que a DLC foi a melhor coisa do ano kkkkkkkkkk
Ff7R e o melhor jogo da história. Todo FF supera o anterior.
Meu goty eh Dragon Quest 3 Remake. Choro e livre. Kkkkk
Eu posso só assistir um resumo do ff7 pra jogar o rebirth? Ou é melhor jogar msm
Já jogou Silver do Dreamcast?
Aproveita Astrobot! Mas não precisa te segurar tanto porque já saiu uns conteúdos adicionais bem legais (e gratuitos)! ❤
É bizarro a galera chorando por astro bot. Eu pessoalmente não joguei e estava torcendo pelo FF7 e Metaphor, mas bixo FODA-SE! Se o astro bot foi indicado ele poderia ganhar e ganhou, fim de papo.
Final Fantasy 7 Rebirth é fantástico mesmo, meu coração ficou quente em vários momentos, senti muita raiva também, pqp que lavagem cerebral merda esse Cloud sofreu KKKKKKK, a única parte ruim do jogo é Gongaga, mds que horror.
Quero ver o jogo do super Metroid na ateam pra me adicionar na biblioteca kkkk
Astro pix é um GRANDE jogo, mas não um goty infelizmente
Motivos: uma grande carta de amor pra jogo antigo mas nada original e nada inovador, faz o básico super bem mas ainda é um básico
Pelo menos ele faz muito bem o basico kk
FF 7 RB tem problemas serissimos com os minigames obrigatorios para vc avançar a historia dele fazendo o jogo ficar exageradamente longo e cansativo
Wukong no lançamento teve problemas serissimos de desempenho fazendo o PC de algumas pessoas travarem (Vi isso em mais de uma live e travando mais de uma vez na live e o streamer tem um PC potente so para jogar e outro so para streamar) alem de problemas serissimos de livel design com suas paredes invisiveis e alguns de seus leveis principalmente o de neve sendo confusos fazendo o jogador se perder
DLC de ER nem deveria ta competindo para o premio principal mesmo sendo muito bom
Balatro perfeito maravilhoso porem dificilmente iria ganhar pela sua gameplay diferente e seu genero q dificilmente ganha algo
Metaphor (Meu Goty) pefeito simplesmente
e Astro como vc mesmo citou ele faz o basico super bem pra n dizer perfeitamente bem alem dele utilizar super bem tudo q o PS5 disponibiliza principalmente atraves de seu controle
Mas tem tanta felicidade nesse básico, é felicidade em forma de plataforma
é isso, Astrogoty, fiquei muito feliz ao ver esse jogo vencer.
Dentre os jogos lançados em 2024, eu zerei nenhum. Meus "gotys" são jogos antigos: outer wilds; nier replicant; the last of us part i; the beginner's guide; e before your eyes.
Surpreso Metaphor estar para você antes de Astrobot. Mas compreendo.
parabéns pelo patrocinio do alura, vc merece... só não vai fazer propaganda de produto pra calvice pq vc nal precisa... kkk e nem jogo do tigrinho kkkk
Mario Odyssey só não ganhou jogo do ano pq tava concorrendo com Breath of the Wild
E na época do Galaxy ainda não tinha essa premiação do TGA
Pq pra mim, os dois Galaxys deviam ganhar jogo do ano, e o Mario 64 tbm kkkkkkkkk
Dlc e remake nem merecem concorrer a jogo do ano
Exatamente, imagina ainda uma parte do relançamento? não é nem o relançamento inteiro
Astrobot Ganhar com,final fantasy VII rebirth, é Black wukong concorrendo foi FODA...
depois que o overwath ganhou eu parei de acreditar nessa midia vendida
E god of war ganhar de red dead redemption 2
@@burlam God Of war 2018, e Red 2, são dois Games incríveis, para mim se fosse possível Empate 50% a 50%...